Ilustrações
Além do desenho, da narrativa visual e de sua interação com o texto, ilustrar livros em marchetaria é importante por apresentar, principalmente às crianças, a enorme diversidade e beleza das madeiras existente em nossas matas.
Conhecendo-as, elas podem identificar as árvores correspondentes, sua relação de interdependência com as outras espécies e, consequentemente, a necessidade de preservá-las.
Já Já - A História de uma Árvore Apressada
Editora Ática (2009)
- Prêmio Jabuti de melhor ilustração (2010)
As árvores tem um ciclo contínuo. Um ritmo constante. Não adianta tentar acelerá-las ou pará-las.
Como queria fazer um livro que mostrasse a importância de não se queimar etapas na vida, uma vez que elas jamais serão vividas novamente, tive a idéia de contar uma história cujo personagem principal é um jacarandá-mimoso que, como tanta gente, tem muita pressa para crescer.
Construo imagens para enfatizar que se as madeiras forem usadas de forma responsável e sustentável, poderemos preservá-las para sempre.
Essa preocupação com o meio ambiente virou livro quando minhas ilustrações encontraram a maravilhosa poesia de Leo Cunha.
O Corte e a Chama
Editora Pulo do Gato (2020)
- Finalista do 64º Prêmio Jabuti (2022)
- Selo “Seleção” pela Catedra Unesco 2021
Acima de Tudo
Edições SM (2014)
- selecionado pela FNLIJ (Fundação Nacional Literatura Infanto Juvenil) para participar do catálogo 2015 da Feira de Bolonha.
- escolhido para ser a capa do catálogo internacional da Edições SM de 2014.
Do alto de um prédio Mariana se encanta com o vento. Com a vontade de dá-lo de presente para a menina, Altair constrói uma máquina para captura-lo. Não era preciso. O que Mariana queria era algo bem mais simples.